quinta-feira, 23 de abril de 2009

O que é a violência doméstica?



Em Portugal, a violência doméstica é um crime público, previsto no artigo 152.º do Código Penal, punível com pena de prisão de 1 a 5 anos.




A violência é um comportamento exercido através do uso excessivo da força além do necessário ou esperado contra qualquer ser vivo ou objecto causando danos físicos, morais e psicológicos.
As causas que podem provocar este tipo de agressões podem ser por motivos culturais, psicológicos, económicos, ciúmes, vícios tais como jogo, álcool, drogas e desemprego.



A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa trata-se de um problema que abrange ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico.

A vítima de violência doméstica, não tem auto estima e encontra-se presa na relação com quem a agride, apresenta uma atitude de aceitação e incapacidade de se desligar daquele ambiente seja por dependência emocional ou material.

O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba sofrendo uma grande culpa e vergonha impedindo um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.

A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois da agressão, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repetir.

3 comentários:

  1. Concordo contigo todas as pessoas que agridem outro ser deviam ser punidas

    ResponderEliminar
  2. 1 a 5 anos é muito pouco para quem comete este tipo de crime

    ResponderEliminar
  3. é repugnante um homem bater numa mulher !

    ResponderEliminar