quinta-feira, 23 de abril de 2009

As mulheres são as principais vítimas



A maioria das vítimas de violência doméstica é as mulheres, com graves efeitos sobre a saúde física e mental. A violência doméstica pode ocorrer durante anos, semanas ou dias seguidos, por vezes de forma tão violenta que a vítima tem de recorrer à urgência do Hospital. A permanência nas relações violentas pode pôr em risco a própria vida, em Portugal, todos os anos morrem mais de 50 mulheres vítimas de violência doméstica. Romper com a relação exige grande coragem e determinação, mas todos os dias milhares de mulheres, no mundo inteiro, conseguem libertar-se das relações violentas e começar uma vida nova.


Os testemunhos das mulheres são tidos como pouco credíveis pela sociedade em geral e, por isso, muitas mulheres sentem-se prisioneiras isoladas no seu mundo de violência.
Muitas vezes, de vítimas transformam-se em acusadas, poucas acreditam na possibilidade de se libertarem da perseguição dos agressores ou de que estes venham a ser punidos. Suportam o insustentável porque pensam que estão a proteger os seus filhos, ignorando que, ao fazê-lo, estão a alimentar uma espiral de violência que levará a que alguns deles sejam mais tarde, novos agressores. Estamos, pois, perante um problema velho para o qual continua a ser urgente encontrar respostas novas. Será que estaremos a assistir supostamente impunes a casos de violência?


É tempo de agir enquanto ainda há tempo para salvar algumas vidas… É tempo de pormos a mão na consciência…É preciso ultrapassar esta situação não é só através da lei penal que isto se consegue, tem de haver uma intervenção social, apoio psicológico, formação cívica nomeadamente na escola para que tenham uma aprendizagem para que as pessoas aprendam a ter respeito pelos outros desde criança.


É necessário mostrar à sociedade que a violência não e o único caminho, muito menos o mais viável de marcar a nossa posição ou na resolução de um problema, e sim um acto irreflectido que quando exercido poderá causar danos irreparáveis a quem o sofre.

http://www.youtube.com/watch?v=OcY1J-ZKjeQ

5 comentários:

  1. O video que escolhes-te está bem elucidativo acho que essa mensagem toqua em qualquer pessoa

    ResponderEliminar
  2. de facto é preciso ter uma grande coragem para denunciar esta gente.

    Bruna

    ResponderEliminar
  3. esse video e assustador quer dizer isto da violencia e assustador

    ResponderEliminar
  4. Oi Susy! Adorei o teu blog foi de mulher fazer um trabalho tão dificil como este visto o tema que tu tratas-te muitos parabens. Força ai na maionese!!!
    Bigs Beijinhos, continua assim que es exelente no que fazes.
    Ana Viegas

    ResponderEliminar
  5. Susaninha! Gostei da tua apresentação, e com smp fizeste um BOM TRABALHO!!!Se eu digo que fazer o meu ja é dificil...ui tão fazer um Blog nem kero imaginar...um grande beijinho do teu amigo Bruninho :)))))

    ResponderEliminar